TAMESHIWARI é a técnica de quebrar objetos sólidos e, está ligado à capacidade de por à prova qualidades adquiridas pelo aluno nos treinamentos diários de karatê.Essa prova consiste em o aluno quebrar objetos sólidos como:- Tijolos;- Telhas;- Tábuas, tacos de golfe, entre outros.Esse é um treinamento sério de disciplina, respeito, concentração mental, atenção, paciência e vontade. Quando o aluno é colocado à prova, ele deve:- Tentar uma única vez partir ou dividir o objeto sólido" e,- Não deve ficar batendo até quebrar porque isso não faz parte do teste ficar tentando e sim, quebrar no primeiro golpe.

TESTAR A ENERGIA VITAL
A técnica de quebrar objetos sólidos não tem como objetivo principal, a "destruição" e sim, testar esforços adquiridos em treinamento como vigor, energia vital e a virtude que consiste em suportar a dor (controle mental).

O ORIENTADOR
O Tameshiwari, não é uma prática diária e nem todos os alunos conseguem esse feito notável. Esse trabalho, só pode ser feito na presença do orientador.

DEMONSTRAÇÃO PÚBLICA
Quanto a demonstração em público, a apresentação dessa técnica de quebrar objetos sólidos só pode ser executadas por discípulos sob supervisão do Mestre de Karate-Dô em função da orientação de como se deve fazer e, nunca aleatoriamente.

O TREINAMENTO
O treinamento deve ser feito sempre no Dojo com acompanhamento do orientador que treina e habilita na execução dessa técnica.

DISCIPLINA MENTAL
Para chegar a esse ponto é preciso dedicação, disciplina mental e muita paciência.O kiai é o grito que serve para ajudar a elevar ao máximo ou ampliar a força ou energia vital (mental).

KARATE-DÔ COMO UM MEIO
Existem outros meios pelos quais o indivíduo se disciplina, se educa, o Karate-Dô, é um desses meios.

NIJU KUN
Não devemos esquecer que no Niju Kun, o primeiro mandamento é: "Karate-Dô wa rei ni hajimari rei ni owaru koto wo wasuruna."O Karate-Dô se baseia na observação, no entendimento, no trabalho árduo, dedicado e, na total compreensão das técnicas.

0 comentários: