"O presidente da Federação Dominicana de Karate disse que está esperançoso de que a disciplina que representa, se torne uma disciplina que entre definitivamente na agenda de esportes olímpicos.
Nesse sentido, Angel Acosta afirmou que este ano vai haver uma reunião, que irá anunciar uma outra reunião final de 2009, o que vai determinar o futuro do Karate como parte de um Jogos Olímpicos.
"O Karatê substituirá o beisebol ou softbol", disse ele. Mas compreendo, um desses dois esportes irá permanecer no programa olímpico. A competição será entre os "squash, golf e patinação de gelo, indo contra os mesmos três a um."
Ele afirmou que o Comité Olímpico Internacional pediu a vários “Comités Olímpicos nacionais do mundo a estatística do número de karatecas para determinar a população de cada país", que servirá para medir o nível de penetração deste esporte.
Beisebol teve sua última presença nos Jogos Olímpicos, de Pequim disputada em 2008, mas esta entidade vai lutar pela manutenção no maior evento esportivo mundial.
SEMINÁRIO
A International Federation Karate Shotokan anunciou na próxima semana a realização do terceiro seminário de Karatê SKIF, que convidou Irokazu Kanazawa, faixa preta, décimo dan.
"É a primeira vez que um professor vem para o país", disse Acosta. O seminário será de cinco a seis de dezembro no Centro Olímpico Juan Pablo Duarte.
Na reunião com a imprensa, também compareceu Jabid Eduardo Mejia, da SKIF dominicana. As associações de Karatê no país foram convidadas para o evento. "Para os maiores atletas do seminário vai servir como curso de aperfeiçoamento. O Karatê não é perfeito é aperfeiçoável, é também de toda a família do karatê. "
Lei sobre Esportes
Acosta lamentou, por outro lado, a situação na qual se adotou a Lei do Esporte, que está em vigor desde setembro de 2005. Temos três anos de não cumprimento da lei, o desprezo da Lei Geral dos Esportes", observou Acosta, que também é suplente. Ele disse que tanto o Ministério do Esporte, tal como o Comitê Olímpico Dominicano, "não teve vontade política" para decidir o que é “um ataque ao próprio esporte, finalizou”.

0 comentários: