A Cidade do Saber em Camaçari-BA foi o palco das disputas que aconteceram no dia 16 de maio, modalidades katá e kumitê, equipe e individual, como parte do Campeonato Baiano categorias Mirim a Infanto Juvenil.

O evento foi aberto às 09 horas, com presença do Prefeito Municipal de Camaçari - Sr. Luiz Caetano, Secretário de Esportes - Sr. Raimundo Blumett, Presidente da Câmara Municipal - Sra. Luiza Maia e o Gerente da Cidade do Saber - Sr. Julio Cesar Pinheiro, além de autoridades do karatê e 19 associações, com 456 karatecas buscando o reconhecimento como campeão baiano 2009 da sua categoria.

A competição foi marcada por belos embates, individual e equipe, em decorrência do nível de atletas que fazem parte da seleção baiana estarem também competindo, o que eleva o nível técnico e exige muito mais dos árbitros e dirigentes.

A estrutura que a Cidade do Saber oferece é digna de competições que ali vêm sendo realizadas, não só pelo espaço, mas também por todo aparato agregado que faz com que os presentes tenham conforto.










  • LUCAS JEZLER 1º KATA
  • NATALIA CAPISTRANO 1º KUMITE 2º KATA
  • VICTOR MARCELO 2º KATA
  • JENIFER 1º KATA 2º KUMITE
  • LARISSA AMARAL 1º KUMITE 2º KATA
  • BRUNO OLIVEIRA 1º KATA 2º KUMITE BRUNO EDUARDO 3º KUMITE
  • LAILA LIMA 3º KUMITE
  • GLEYCE 3º KATA



ALÉM DO PROF. VALNEI S. SILVA QUE PARTICIPOU COMO ARBITRO DA FEDERAÇÃO NO CAMPEONATO









Oito cidades de quatro regiões do Brasil disputam a oportunidade de receber as Olimpíadas Escolares em 2010. Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maringá (PR), Poços de Caldas (MG), São Luis (MA), Nova Friburgo (RJ) estão oficialmente inscritas como candidatas à sede da maior competição esportiva escolar do calendário brasileiro. Cinco delas almejam a etapa de 12 a 14 anos, e sete a etapa para atletas de 15 a 17 anos. Todas as cidades candidatas serão vistoriadas e o resultado final será conhecido em agosto de 2009. Para as edições deste ano, Poços de Caldas (MG), Maringá e Londrina (PR) já foram escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro como sedes das Olimpíadas Escolares 2009.

O diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, acredita que o interesse de várias cidades candidatas comprova a evolução do evento nos últimos anos e os atrativos que uma competição esportiva repleta de atividades culturais traz às cidades e aos estados. "A presença de quatro regiões do Brasil entre as que pretendem receber as Olimpíadas Escolares em 2010 mostra que a competição está consolidada e que sua proposta vem sendo bem interpretada. Além disso, receber um evento do porte das Olimpíadas Escolares é certeza de grande movimentação de recursos para a cidade sede", resume o gerente geral da área de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, satisfeito também pela volta dos estados de Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Tocantins à competição.

As cidades de Goiânia, João Pessoa, Maringá e Nova Friburgo concorrem pelas duas etapas. As capitais do Ceará e do Maranhão, além de Blumenau (SC) têm interesse na etapa de 15 a 17 anos. Poços de Caldas, que em 2008 ganhou o Troféu COI - Esporte e Juventude, concorre pela etapa de 12 a 14 anos. Para conquistar o direito de ser sede do evento, cada uma das cidades terá que responder a um caderno de encargos e apresentar garantias de qualidade em serviços como hospedagem, transportes, alimentação, além de instalações aptas a receber as nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Outro atrativo das Olimpíadas Escolares é a intensa programação cultural paralela à disputa esportiva que cumpre a função de unir esporte e educação em seu programa.

As Olimpíadas Escolares foram criadas em 2005 e têm como inspiração o modelo olímpico. Uma de suas propostas é oferecer um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O profissional de Educação Física também tem merecido reconhecimento nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. Os organizadores pretendem, portanto, incentivar a prática esportiva e exaltar a figura do profissional de Educação Física na formação do cidadão.

As Olimpíadas Escolares são uma realização e organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realização do Ministério do Esporte e Organizações Globo, direção técnica das confederações das nove modalidades integrantes do programa esportivo e apoio das secretarias municipais das cidades sedes. A CBK que é filiada ao COB já está trabalhando no sentido de incluir o Karatê.

fonte: COB




O vídeo que você vê acima conta a história de um filho que tinha um sonho...Ser atleta de Triathlon e participar de competições como o IronMan: 3,8 Km de natação, - 180 Km de ciclismo e - 42 km de corrida (isso mesmo,42 KM ). Até então, nada de espantoso nesse sonho.


Porém, o destino lhe revelou algo inesperado. Ele foi acometido por uma doença degenerativa. E seu pai, um homem de 54 anos, não hesitou em realizar o sonho do filho...Assista e reflita. Creio que dispensa comentários..... porque fala do amor......... e o amor, emociona!


E depois para refletir: Quantas vezes você achou que a sua vida não estava boa, coisas ruins acontecendo, este vídeo mostra que devemos repensar nossos conceitos sobre nossos obstáculos. São atitudes como esta que fazem a gente acreditar que a vida vale a pena. A gente pensa em desistir, tô cansado...mas ai vemos os exemplos...

Pais: os maiores patrocinadores do Karatê e de outros esportes


Dia 16 (sábado), a partir das 9h, com entrada gratuita, o Campeonato Baiano de Karatê, fase regional, será realizado na Cidade do Saber e contemplará as categorias mirim e infanto- juvenil, nas modalidades Katá e Kumitê.

A estimativa é que mais de 400 atletas de toda Região Metropolitana participem da disputa. Os vencedores desta etapa disputarão o torneio dos campeões no final do ano. Assim como no ano passado vibração e empenho conduzirão o clima do Complexo, que, com todo certeza, estará repleto dos diversos admiradores deste esporte que só cresce e se desenvolve na Bahia. Talento e oportunidade são os novos símbolos deste esporte.



Machucados fazem parte da jornada marcial. Seu instrutor sabe o que fazer quando alguém se machuca ou se lesiona fora do dojô? A maioria dos dojos que conheço não possui nem mesmo um equipamento de pronto socorro à mão.

Antigos dojos ensinavam várias versões de osteopatia e medicina holística. A maioria das habilidades curativas tradicionais foi perdida quando as artes marciais fizeram a transição do Leste para Oeste. Isso pode ser ruim, especialmente levando em conta a multi monstruosidade farmacêutica conhecida como a indústria da droga ocidental. Onde mais você pode achar comerciais de TELEVISÃO que imploram para o público que "perguntasse para seu doutor que tal uma pílula?

Fisioterapia, Acupuntura, remédios herbários, re-colocação de ossos (sekkotsu) e habilidades de regeneração (kappo) eram áreas de conhecimento dos mestres antigos de combate. Pela investigação de fisiologia, artistas marciais tiveram não só um entendimento melhor de curar, mas também como romper certas áreas por atemi (golpes vitais). Mas os céticos questionam a autenticidade dos métodos holísticos Orientais, em particular Medicina chinesa Tradicional (TCM).

Enquanto as pessoas se machucam devem mesmo procurar a medicina convencional, métodos alternativos, ou uma aproximação combinada como proposto por Andrew Weil da "medicina de integrativa" são as melhores opções. Mas foi Benjamin Franklin que, provavelmente, teve o melhor conselho de todos: "Um grama de prevenção vale um quilo de cura."


A Confederação Brasileira de Karatê-CBK comunica que, em razão do não preenchimento de algumas categorias na Seletiva para a região Nordeste, será realizada uma Seletiva Complementar na Cidade de Aracaju-SE, quando da realização da Copa Brasil de Clubes no dia 30 de maio de 2009, no Ginásio de Esportes Constâncio Vieira, situado na Vila Cristina s/no, Bairro 13 de Julho, com início às14:00 horas.

Circular 010/2009 - Seletiva Sulamericano
(Necessita do programa Microsoft Word)

O Coordenador de Arbitragem, Prof. Walney Ávila, convoca os Árbitros e Oficias de Mesa, relacionados abaixo, para atuarem nos Campeonatos Baiano de Karatê, classes Mirim, Infantil e Infanto-Juvenil, nas modalidades Katá e Kumitê a serem realizados nos seguintes dias:

Campeonato Baiano - Zonal Capital
Dia: 16 de maio de 2009
Local: Ginásio da Cidade do Saber - Camaçari/Ba

Campeonato Baiano - Zonal Interior
Dia: 23 de maio de 2009
Local: Ginásio de Esportes de Itapetinga - Itapetinga/BA

RELAÇÃO DE ÁRBITROS

Geraldo César Silva Schramm de Oliveira
Aurelino Alves Pereira
Clécio Marback de Souza
Pedro Rocha Passos
Luiz Carlos Viana
Carlos Alberto Costa Viana
Frederico da Silva Rocha
Daniel Carvalho Nepomuceno
Agnaldo Ramos do Nascimento
Robson de Jesus Alves
Mirlano Luis Santos de Carvalho
Reivan Carvalho da Silva
Armando Cunha da Silva Filho
Armando Oliveira do Nascimento
Eric Matheus Alcântara Nascimento
Filogônio Maia Filho
Alexandre de Rezende Cavalcante
Pedro Márcio Sena Gomes Sérgio
Clildenor Almeida de Sousa
Valnei Santos da Silva
Leila Felix da Silva
Alberto Souza da Cunha
Carlos Cardozo dos Santos
Jorge Itamar Pinheiro Sacarmento Junior
Edney Lemos Damaceno
Anderson Silva dos Santos

OFICIAIS DE MESA

Sane Luise Mota da Paixão Rezende
Paulo Roberto Araújo
Cássia Jamile Anunciação Santos
Vaneisa Lima Pires
Nadjane Santos Souza
Estela Souza Pirapama
Iuri Câmara de Souza Cerqueira
Leivy Seixas de Menezes
César Augusto Sousa Santos
Adailton Esquivel de Oliveira
Átila Miranda de Amorim
Diego dos Tupinambás dos Santos


A Confederação Brasileira do Desporto Universitário – CBDU promoveu o Campeonato Universitário de Karatê, versão 2009, no dia 25/04. O evento ocorreu na cidade de Piracicaba – SP, no Ginásio Waldemar Blatkauskas, com presença de praticantes de diversos Estados. Da anfitriã participaram atletas que estiveram presentes nos Jogos Regionais Abertos, dessa vez representando as instituições de ensino às quais estão vinculados.
O Estado da Bahia se fez presente por meio de karatecas que brilharam naquele certame, conforme demonstra o quadro abaixo:


NOME
RESULTADO
INSTITUIÇÃO DE ENSINO
João Luis Alves Junior Vice-Campeão – Katá Individual
FTC
Luis Inácio de Lima Junior 3º Lugar – Katá Individual
FTC
Kelly Cristina Campeã – Kumitê Individual
UNIMEP
Natália Ribeiro Brozulatto Campeã – Kumitê Equipe
2º Lugar – Kumitê Individual (+60Kg)
UNIMEP
Iara Souza de Oliveira Campeã – Kumitê Equipe
2º Lugar – Kumitê Individual (-60Kg)
UNIMEP
Ruana Carla de Oliveira Barbosa 5º Lugar – Katá Individual
FTC

Parabéns a todos os karatecas e às instituições contribuíram para que os resultados fossem alcançados.