Oito cidades de quatro regiões do Brasil disputam a oportunidade de receber as Olimpíadas Escolares em 2010. Blumenau (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maringá (PR), Poços de Caldas (MG), São Luis (MA), Nova Friburgo (RJ) estão oficialmente inscritas como candidatas à sede da maior competição esportiva escolar do calendário brasileiro. Cinco delas almejam a etapa de 12 a 14 anos, e sete a etapa para atletas de 15 a 17 anos. Todas as cidades candidatas serão vistoriadas e o resultado final será conhecido em agosto de 2009. Para as edições deste ano, Poços de Caldas (MG), Maringá e Londrina (PR) já foram escolhidas pelo Comitê Olímpico Brasileiro como sedes das Olimpíadas Escolares 2009.

O diretor das Olimpíadas Escolares, Edgar Hubner, acredita que o interesse de várias cidades candidatas comprova a evolução do evento nos últimos anos e os atrativos que uma competição esportiva repleta de atividades culturais traz às cidades e aos estados. "A presença de quatro regiões do Brasil entre as que pretendem receber as Olimpíadas Escolares em 2010 mostra que a competição está consolidada e que sua proposta vem sendo bem interpretada. Além disso, receber um evento do porte das Olimpíadas Escolares é certeza de grande movimentação de recursos para a cidade sede", resume o gerente geral da área de Iniciação, Fomento e Eventos do COB, satisfeito também pela volta dos estados de Rio Grande do Sul, Goiás, Santa Catarina e Tocantins à competição.

As cidades de Goiânia, João Pessoa, Maringá e Nova Friburgo concorrem pelas duas etapas. As capitais do Ceará e do Maranhão, além de Blumenau (SC) têm interesse na etapa de 15 a 17 anos. Poços de Caldas, que em 2008 ganhou o Troféu COI - Esporte e Juventude, concorre pela etapa de 12 a 14 anos. Para conquistar o direito de ser sede do evento, cada uma das cidades terá que responder a um caderno de encargos e apresentar garantias de qualidade em serviços como hospedagem, transportes, alimentação, além de instalações aptas a receber as nove modalidades (atletismo, basquete, futsal, handebol, judô, natação, tênis de mesa, vôlei e xadrez). Outro atrativo das Olimpíadas Escolares é a intensa programação cultural paralela à disputa esportiva que cumpre a função de unir esporte e educação em seu programa.

As Olimpíadas Escolares foram criadas em 2005 e têm como inspiração o modelo olímpico. Uma de suas propostas é oferecer um alto padrão de serviços (acomodações, transportes, instalações) para os participantes. O profissional de Educação Física também tem merecido reconhecimento nas Olimpíadas Escolares, já que a prática esportiva tem uma função complementar para a educação pedagógica nas escolas da rede pública e privada de todo o país. Os organizadores pretendem, portanto, incentivar a prática esportiva e exaltar a figura do profissional de Educação Física na formação do cidadão.

As Olimpíadas Escolares são uma realização e organização do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), co-realização do Ministério do Esporte e Organizações Globo, direção técnica das confederações das nove modalidades integrantes do programa esportivo e apoio das secretarias municipais das cidades sedes. A CBK que é filiada ao COB já está trabalhando no sentido de incluir o Karatê.

fonte: COB

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