Para executar o karatê efetivo, é necessário aprender os fundamentos da anatomia humana, fisiologia e primeiros socorros. Este conhecimento é chamado kyusho. Foi mantido em segredo durante séculos. Inclui: posições de pontos vulneráveis, uso da própria ferramenta de impacto e as situação melhores para aplicar a técnica em algum ponto.

Se nós compararmos técnica de karatê com uma flexa, então o kyusho é o veneno da flexa. Mestre Funakoshi conta que explosões rápidas e extremamente precisas que nunca erram os pontos essenciais são a essência do Karatê."

Há 3 modos para traumatizar os pontos vitais: (1) impacto, (2) pressão e (3) estrangulamento. Como resultado, podem acontecer várias condições: dor, choque, perturbações respiratórias, paralisia temporária, forte torção, deslocamento de juntas, fratura de ossos e hemorragia interna.
Clique nas fotografias para visualizar em detalhe!!

glava3.jpg (29880 bytes) Jodan - pontos vitais mais importantes do corpo humano ficam situados no pescoço e na cabeça. Algumas técnicas: empurrão de olho, rompimento de nariz, estrangulamento da garganta, tapa na orelha, puxada de cabelos, mão de faca no pescoço, dedo empurrado a veia jugular restringindo sangue ao célebro. Manipular a cabeça do oponente para quebrar o pescoço.
2.jpg (23830 bytes) Chudan - perfurar o plexus solar, um punho de junta (shoken) para esterno, costelas ou axila, punho de junta (hiraken) para costelas soltas, agarramento, rompimento, pontapé ou no beliscão no testículo."
3.jpg (12594 bytes) Braço - golpe no bíceps pode paralisar temporariamente os braços do oponente. Técnicas de cotovelos e dedos para beliscar o músculo tríceps que é doloroso.
1.jpg (10870 bytes) Gedan - Pontapés são muito freqüentemente apontados para as pernas de oponentes (canela, joelho esmagar-sokuto, coxa interna e pé). A Maioria das técnicas usa varredura ou prisão de perna do oponentes. Coxa interna pode ser beliscada para escapar de técnicas de estrangulamento da cabeça.

0 comentários: