Incentivo ao esporte, o governador anunciou investimentos de R$ 6 milhões em ações de incentivo ao esporte. O aporte financeiro será direcionado para a construção de um ginásio de esportes no bairro de Cajazeiras, em Salvador, uma quadra coberta no Cabula e a implantação de projetos nas áreas de esporte e lazer. Os recursos também vão ser aplicados na confecção de um estudo para diagnosticar as demandas ligadas ao setor.
Segundo Wagner, a intenção do Estado é promover, por meio do esporte, a inclusão social de crianças, jovens, adultos e idosos. Ele disse que os investimentos vão possibilitar que a Bahia entre no cenário nacional das grandes competições esportivas. “Além disso, o esporte é um elemento que alimenta os sonhos e faz com que as pessoas possam dar outro sentido às suas vidas”, afirmou.

Dentro desse propósito de inclusão por meio do esporte, a comunidade que vive no entorno do bairro do Cabula vai ganhar uma quadra com cobertura para a iniciação de atletas e entretenimento. Ela será construída no campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb).

Já o ginásio, que será construído em Cajazeiras, bairro mais populoso de Salvador, com 450 mil habitantes, a partir do próximo ano, terá dimensões oficiais de 40 por 20 metros e capacidade para 2,6 mil pessoas nas arquibancadas.

O secretário Nilton Vasconcelos, destacou que a nova praça esportiva terá condições de abrigar as principais competições nacionais de modalidades como vôlei, basquete, futsal, handebol, boxe e artes marciais. “O projeto prevê tribuna de honra, cadeiras especiais, cabines de rádio (6) e televisão (2), vestiários (3), além de cantinas, sanitários e espaço para polícia e bombeiros”, informou.

Outros projetos
Na apresentação do pacote de ações na área do esporte, Bobô anunciou a execução de projetos de iniciação de atletas e a implantação do Bolsa Esporte e do Caravana do Lazer.

“A intenção é promover a iniciação de atletas em diversas modalidades em bairros como Nordeste de Amaralina, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho e expandir o projeto para outras localidades, a exemplo de Itapuã, Bairro da Paz, Itapagipe e Cajazeiras”, explicou Bobô.

Ao contrário do Faz Atleta, que beneficia competidores de alto rendimento, o projeto Bolsa Esporte, que ainda depende de aprovação na Assembléia Legislativa, prevê apoio financeiro a atletas iniciantes. Já o Caravana do Lazer inclui o desenvolvimento de atividades em todos os municípios baianos de baixo índice de desenvolvimento humano e capacitação para a formação de agentes comunitários de esporte e lazer.

Além disso, a Sudesb vai coordenar a confecção de um censo esportivo.O estudo promoverá um diagnóstico, a partir do próximo ano, para definir as políticas regionais de incentivo ao esporte.

0 comentários: