O Kiai é geralmente definido como um estranho poder adquirido por algumas pessoas envolvidas por forças misticas inexplicáveis. Contam-se histórias de homens que podem paralisar ou mesmo matar pequenos animais com um grito de Kiai, ou parar o adversário com um Kiai apenas. Talvez, se você faz Karatê e tem um Kiai forte você é capaz de matar uma barata, desde que ela estaja muito próxima de seu grito, não mais, só se você for um ninja ou alguma coisa parecida.

Na verdade o Kiai é o uso consciente de uma técnica que todos nós já usamos inconscientimente. Por exemplo quando você contrai o abdomên quando está levanta algum peso e emite um grunido, é uma forma rudimentar de Kiai.

Treinando Kiai você vai está aprendendo a usar de modo mais eficiente seu potencial de energia vital, que é o Ki.

Primeiramente há uma preparação para a ação que é física e mental e então uma concentração de poder que é física e mental. As duas fases do Kiai são o ratesamento e o impulso. A fase de ratesamento conciste nacontração dos musculos abdominais e inspiração profunda, assim como o cérebro é o quartel-general das atividades mentais o abdômen é o quartel-general das atividades físicas. A contração dos musculos abdominais prepara o corpo para um surto de energia. A inspiração profunda enriquece a corrente sanguínea do oxigênio, indispensável para o organisno que vai depender essa energia adicional. A segunda fase é o impulso, nesta fase a ação essencial é levada a termo (a ação de levantar, atirar, empurrar ou desferir o golpe), enquanto o ar é espirado bruscamente. A expiração pode ser acompanhada por um grito, o Kiai, que tem um som mais ou menos assim: "eei", "hum", "iahh", "aai".

O som produz dois efeitos pisicológicos, assusta e desconcerta o adversário e aumenta sua coragem. Qualquer som pode ser usado como Kiai, muitas vezes o som "Ki" é usado durante a preparação para o golpe e o som "ai" durante a execução. Com o treinamento é possível concentrar a energia onde ela é mais necessária, ao invés de espalha-la pelo o corpo. Isto envolve concentração física e mental que canalisa a energia para regiões definidas do corpo. Você a princípio não é capaz de conseguir isso, ma s com o passar do tempo, sua capacidade de concentração aumentará cada vez mais.


O Grande Dragão Branco, A Fúria do Dragão e o Vôo do Dragão foram alguns dos filmes que inspiraram Douglas Brose a conhecer e treinar alguma arte marcial. Aos oito anos, o escolhido foi o caratê. E a escolha acabou resultando em uma medalha de bronze nos Jogos Pan-Americanos 2007 e o ouro neste domingo dia 26 nos jogos mundiais.



Para conquistar este título mundial, Douglas Brose venceu na semifinal o atual campeão mundial, o croata Daniel Domdjoni por 3x1. Na final, neste domingo (26), em Kaoshiung, Taiwan, venceu o chinês Hsia Wen-Huang por 7x1. Parabéns ao catarinense Douglas Brose, Campeão do Jogos Mundiais na categoria Kumite menos 60 kg!


PROGRAMAÇÃO
Local do Evento: ADELBA – clube da Coelba (fundos da FTC e Shopping Paralela) Salvador - Bahia
DIA: 01/08/2009 Sábado. HORÁRIO: 09h
Esta competição será dividida em 03 grupos de Faixas.

GRUPO 01 – BRANCA a VERMELHA
GRUPO 02 – VERDE e LARANJA
GRUPO 03 – ROXA MARRON e PRETA.

Disputas individuais por peso e por idade
Até 07 ANOS – 30 kg – 35 kg + 35 kg
08 e 09 ANOS – 35 kg – 40 kg + 40 kg
10 e 11 ANOS – 40 kg – 45 kg + 45 kg
12 e 13 ANOS – 45 kg – 50 kg + 50 kg
14 e 15 ANOS – 50 kg – 55 kg + 55 kg
16 e 17 ANOS – 55 kg – 60 kg + 60 kg
18 á 20 ANOS – 60 kg – 65 kg + 65 kg
21 ANOS acima – 65 kg – 70 kg + 70 kg
VETERANO – Peso igual aos Adultos
OBS. Em caso de um atleta esta sozinho, colocaremo-lo (a) para competir no peso
mais próximo dele (a) na mesma idade.

SEGURANÇA E PROTETORES: SERÃO OBROGATÓRIO PARA TODAS AS CATEGORIAS:

- acima de 10 anos (Luvas e o protetor
bucal) , caneleira opcional.

- até 09 anos apenas LUVA é
OBRIGATORIO e o BUCAL será OPCIONAl.

INFORMAÇÕES DE TÉCNICAS
Tempo KUMITÊ MIRIM – (até 09 anos)1m30s (um minuto e trinta segundos) Cronometrados.
NÃO SERÃO PERMITIDOS GOLPES JODAN, (rosto, cabeça) APENAS EM NÍVEL
(CHUDAN) (tórax, abdômen, costa e laterais – técnicas de braços).
KUMIÊ INFANTIL ACIMA - As lutas serão desenvolvidas obedecendo ao que determina
as regras de competição da F.B.K.

INSCRIÇÕES e Informações
Deverão ser enviadas para os e-mails:
www.askapro.com.br
askapro@askapro.com.br
elquesson_69@hotmail.com

TAXA DE INSCRIÇÃO
R$ 40,00 (Quarenta Reais) por atleta
Ultimo dia de inscrição: 28/07/2009
Maiores informações:
Tel.: (71) 9148-1715 – 3257–4409